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segunda-feira, 21 de maio de 2012

QUE TAL UM PLANO DE RELACIONAMENTO VOLTADO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR COMO TÁTICA DE FIDELIZAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES

POR EDUARDO GIRÃO A escola é sem dúvida uma organização capaz de ser ao mesmo tempo educativa, socializadora e política. São poucas as instituições que reúnem num mesmo espaço valores tão importantes para a formação do ser humano. Apesar de estar passando por profundas modificações, sobretudo pela influência da mídia e das inovações tecnológicas, continua sendo para muitos um lugar de discussão, aprendizado e reflexão. Porém, para continuar exercendo sua importância na sociedade, é preciso repensar estratégias visando a melhoria do relacionamento com seu público-alvo, evitando assim a evasão escolar, apatia e desinteresse do alunato. Um dos desafios é garantir aos alunos a escolha de serviços educacionais de qualidade e diferenciados de acordo com suas necessidades e interesses. Então, que objetivos educacionais a escola deve procurar atingir? Que experiências podem ser oferecidas? Como organizá-las eficientemente? De que forma desenvolver ações que permitam fidelizar alunos e pais? E como estreitar relacionamentos satisfatórios entre todos os envolvidos? Diante dessas questões, é necessário repensar alguns paradigmas pedagógicos. Reformular os programas pedagógicos, flexibilizar as estruturas de ensino, criar interdisciplinaridade dos conteúdos, melhorar o relacionamento da instituição com outras esferas sociais e com a comunidade de entorno, estimular a cooperação, interatividade e o respeito às diferenças são algumas observações que podem contribuir para a melhoria da educação básica. A gestão envolvendo aspectos políticos, pedagógicos e administrativos desse novo contexto histórico implica a adoção de novas formas de decisão, mais rápidas e menos burocráticas, garantindo maior autonomia para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Quanto aos docentes, é importante a valorização da formação continuada, a revisão dos métodos e conteúdos de ensino, a reflexão crítica das hierarquias escolares, a organização dos tempos dentro e fora da sala de aula. Alguns educadores da EEF Honório Bezerra já tentam equilibrar métodos da pedagogia tradicional - considerada resistente à utilização das mídias como parte do processo educativo - com a pedagogia moderna - mais flexível às novidades tecnológicas. Apesar do esforço, ainda há muita rejeição, dúvida e medo por parte dos professores em apoiar essas mudanças. Sabendo que cada vez mais os estudantes necessitam de respostas rápidas as suas inquietações e procuram soluções capazes de melhorar sua rotina, na EEF Honório Bezerra, a estratégia adotada foi tentar se diferenciar das outas escolas públicas fazendo uso das novas mídias. Há 3 anos, o blog www.honoriobezerra.blogspot.com foi criado com o objetivo de estimular o protagonismo juvenil na comunidade, a fim de fazer com que os alunos pudessem atuar como agentes participativos, interligando conteúdos midiáticos aos das disciplinas tradicionais e divulgando os eventos, projetos e atividades escolares nas redes sociais. O resultado trouxe publicidade à escola o que não foi suficiente para resolver problemas como a diminuição do número de matrículas e evasão escolar. Para a implementação de um plano de relacionamento que satisfaça os envolvidos, políticas públicas precisam ser repensadas e colocadas em prática. Nesse caso, o apoio dos governos Federal e Estadual é essencial no fortalecimento dos recursos humanos, tecnológicos e de infraestrutura. A realização de ações de relacionamento é fundamental para qualquer instituição de ensino que pretenda atender as expectativas de seus alunos e desenvolver melhor o seu papel na comunidade. Além de gerar conhecimento sobre o público-alvo, a estratégia poderá também oferecer informações que busquem a fidelização dos envolvidos. Referencial Bibliográfico CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (Volume 1). Prólogo e Capitulo 1. KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informática. Campinas: Papirus, 2007. PRADO, Maria Elisabette B. B.; ALMEIDA, M. E. B.: Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 de mai. 2012.

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