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terça-feira, 2 de agosto de 2011

PROJETO COM TECNOLOGIA É UMA BOA


Por Eduardo Girão

O projeto é um esboço de algo que se deseja atingir. Está comprometido com ações e aberto e flexível ao novo. A todo momento, pode ser reformulado de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos. Segundo texto de Maria Elizabeth Almeida (Revista TV Escola), os alunos tem liberdade de criar, representar e construir conhecimento; os professores são parceiros dos alunos, incentivando-os a desenvolver estudos, pesquisar fontes, buscar, selecionar e articular informações com conhecimentos que já possui para compreender melhor essas questões. A tecnologia permite a expansão da sala de aula para além do tempo limitado da presença física, tornando possível que outros internautas participem das reflexões sugerindo novos caminhos, etc. Essa prática força os envolvidos no projeto a se dedicarem mais a aprofundar os estudos e a permanecer a semana toda trocando informações e elaborando suas produções, realimentando o espaço virtual com novas interações. Não é mais segredo que o computador é muito útil para a pesquisa, comunicação e principalmente troca de conhecimento.
O currículo tem que estar mais antenado com as novas tecnologias e não pode ficar à margem das mudanças da sociedade. Tem que estar mais aberto às experiências de vida dos alunos, da comunidade escolar. Deve ser integrado às disciplinas com o objetivo de envolver todos em atividades interessantes e práticas (interdisciplinar). Através de um currículo por projetos com o uso de tecnologias, os alunos estarão mais preparados para a vida, em condições de interagir melhor no mundo em que vivem. Descobrirão que é prazeroso aprender.
O currículo por projetos também deve refletir o que somos hoje, seres plurais, multifacetados e abertos a experiências interativas onde não há um único protagonista, mas sim uma legião formada principalmente por alunos e professores. Nesse caso, o professor é mais uma espécie de orientador também em busca do conhecimento constante. Ele ajudará a formar cidadãos mais cientes de seus deveres, uma sociedade mais democrática, mais apta a enfrentar os desafios futuros, menos atrelada ao tempo e espaço (fragmentada).
Por fim, não interessa mais simplesmente saber as respostas, mas sim compreender o significado das questões. Com a tecnologia, podemos inclusive compartilhar os resultados, as descobertas, as dificuldades com o mundo – do local para o global e vice-versa. Para isso, os professores devem reconhecer que precisam quebrar os paradigmas e reformular a maneira de ver e encarar a sala de aula. Estão preparados?

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