Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

FOTOGRAFO E DESIGNER DANIEL MENDES REGISTRA PROJETO LIXO QUE SE TRANSFORMA EM ARTE


Por Eduardo Girão (responsável pela projeto)
A proposta do projeto Lixo que se Transforma em Arte é converter o lixo descartável (garrafas Pet, de vidro, madeira, ferro, alumínio etc) trazido pelos próprios estudantes em obras de arte. Durante um mês, os jovens foram sensibilizados em relação aos problemas ambientais: assistiram vídeos - inclusive ao documentário Lixo Extraordinário (VIK Muniz) -, fizeram um ECOteste no google docs (prof. Carla Freitas) sobre os conhecimentos adquiridos, participaram de aulas interativas com os professores de ciências Aquino e Isaíla, e produziram power points e maquetes sobre o tema.

Todo o material reciclável coletado foi doado a Maria Conceição Silva, catadora há mais de 15 anos. Conceição é responsável pela Associação Amigos da Natureza. Ela ressaltou a importância do projeto na formação cidadã dos adolescentes. E prometeu voltar em agosto quando a comunidade escolar se reúne para a Semana Cultural - mais materiais recicláveis serão coletados e doados.
O fotógrafo designer Daniel Mendes também esteve presente registrando o trabalho artístico dos garotos. Daniel fez questão de se engajar na causa social e demonstrou sintonia com os estudantes fotografados. Uma exposição de fotos acontecerá no pátio da escola em agosto, logo após o período de férias escolares.

Em Lixo Extraordinário, Vik Muniz utilizou um retroprojetor para facilitar a composição do quadro. A sombra formada do desenho pelo aparelho ajudou o artista a criar as obras. Ele também contou com a ajuda dos catadores que, além de servirem de modelo, ajudaram na confecção dos quadros. Na Escola Honório Bezerra, os alunos desenharam no Laboratório Escolar de Informática figuras com giz que simbolizam a paz e depois cobriram com o material reciclável trazido por eles mesmos. Claro que essa experiência foi menos profissional, porém enriquecedora do ponto de vista pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário